segunda-feira, 30 de abril de 2007

TEM + VEREDAS E + NOMES DE POÇOS !!!

POÇO DA LAPA
Esta vereda tem este nome por haver em seu paredão uma grande quantidade de fendas (lapas ou locas) que além de servir como moradia para os animais que ali vivem, emitem um som agradável quando entra em contato com a água que é trazida pelo vento em forma de pequenas marés.
Esta vereda, assim como o Paredão dos Tapuias e a Pedra Pintada, também habitou os índios Tapuias que viveram nessa região, pois há registros de suas pinturas nas pedras.
Obs: Veja na foto uma escavação em meio às raízes da gameleira. Dizem que uma pessoa depois de morrer, voltou a este plano para presentear alguém com um pote cheio de dinheiro. Gostou!!!

POÇO DO URUBU
Havia às margens desta vereda um "curtume", lugar onde era trabalhado couro de animais depois de abatidos. Este couro era usado na fabricação de sandálias, cintos,correias, etc.Com isso, os urubus buscavam este local em busca de alimentos, ou seja, restos de animais.
Com o passar do tempo, aquelas aves tomaram as pedras e árvores deste local como habitat. Foi aí que esta vereda passou a ser chamada de Poço do Urubu
Curiosidade: Pela manhã, os urubus saem em bandos em direção ao Oeste, retornando ao final da tarde e sempre sobrevoando o rio. Isso acontece todos os dias!

POÇO DO BARRÃO
Segundo informações de um dos donos da vereda, este nome é decorrente de um fato ali ocorrido.

Segundo ele, havia às margens desta vereda um caminho de porcos-do-mato, que ali vinham beber água. Um certo dia, um animal se perdeu da vara, ficando sozinho naquela vereda. A partir daquele dia, ninguém mais teve sossego. Todas as pessoas que tentavam ir à vereda tomava uma bela carreira do BARRÃO (porco).
Hoje, em uma de suas margens, há a presença do domínio do homem e do seu poder de destruir a natureza. (foto acima)


POÇO VERMELHO
Por muito tempo as águas desta vereda tiveram a cor avermelha e mais doce que as águas das demais o que levava as mulheres dos povoados mais próximos a virem lavar suas roupas aqui. Hoje em dia, não se percebe com tamanha nitidez, devido à intervenção do ser humano, pois foi construída uma pequena barragem, fazendo com que acumule bastante água, perdendo assim, sua cor de origem. Explicação para a cor, não se sabe!

Este poço também é reconhecido pela procura de suas águas pelos banhistas e farristas.





terça-feira, 24 de abril de 2007

CONHEÇA ALGUMAS "VEREDAS" SEUS RESPECTIVOS NOMES E ORIGEM:



RECANTO:


Diz a história que um certo viajante, depois de ter desaparecido, seu corpo foi encontrado dias depois boiando e preso entre pedras de um dos cantos da vereda. Daí o nome de Recanto.

Hoje, é uma das opções de lazer, pois tem às suas margens o Clube Social Barroaltense, conhecido como Recanto.

JATOBÁ
Esta vereda recebeu este nome por ter existido em uma de suas margens uma grande árvore conhecida pelo nome de jatobá.


Hoje, suas margens estão "livres" do lixão e chiqueiro de porcos que ali existiam, graças a uma mobilização de alunos e professores do Colégio Municipal de Barro Alto, despertando o interesse do Poder Público, que se conscientizou e contribuiu para a preservação da vereda Jatobá.


PEDRA PINTADA
Seu nome tem origem nas pinturas rupestres deixadas pelos índios, em algumas pedras daquele paredão.
Sendo hoje, um dos pontos mais frequentados pelos banhistas.


PASSAGEM DE JILU

Nome escolhido como homenagem à sua antiga dona.


Obs: Como serve de passagem entre os municípios de Ibititá e Barro Alto, sentiu-se a necessidade de construir algo que facilitasse a travessia entre ambos. Sendo então, construida a barragem acima.

terça-feira, 17 de abril de 2007

O RIO JACARÉ


O Rio Jacaré localizado na Chapada Diamantina e Baixio de Irecê tem no seu percurso 18 municípios. O rio que acolheu os índios Tapuias, negros que fugiram dos garimpos e fazendas formando quilombos às suas margens foi e continua sendo o habitat de muitos animais, sendo que, o mais conhecido, o rio adotou para seu nome " JACARÉ", devido ao grande número deste animal nele existente.

Uma das nascentes desse rio se inicia na Vila Saudável que se chama Minas do Espírito Santo, fazendo um trajeto entre as serras do município de Brotas de Macaúbas, descendo serra abaixo e passando por vários povoados e cidades e se esconde no solo sagrado das Grutas dos Brejões no município de Morro do Chapéu, passando por outros municípios até despejar suas águas no VELHO CHICO.

Ao longo de suas margens observa-se uma vegetação de caatinga com árvores que são utilizadas largamente na medicina popular, porém, a presença maciça do homem tem sido um fator muito forte no processo de degradação.

Além de tudo isso, o rio dispõe de sua beleza nas flores, quênios, vales, grutas, cavernas e proporciona deliciosas caminhadas, banhos, pescarias, piqueniques e muito mais!