terça-feira, 17 de abril de 2007

O RIO JACARÉ


O Rio Jacaré localizado na Chapada Diamantina e Baixio de Irecê tem no seu percurso 18 municípios. O rio que acolheu os índios Tapuias, negros que fugiram dos garimpos e fazendas formando quilombos às suas margens foi e continua sendo o habitat de muitos animais, sendo que, o mais conhecido, o rio adotou para seu nome " JACARÉ", devido ao grande número deste animal nele existente.

Uma das nascentes desse rio se inicia na Vila Saudável que se chama Minas do Espírito Santo, fazendo um trajeto entre as serras do município de Brotas de Macaúbas, descendo serra abaixo e passando por vários povoados e cidades e se esconde no solo sagrado das Grutas dos Brejões no município de Morro do Chapéu, passando por outros municípios até despejar suas águas no VELHO CHICO.

Ao longo de suas margens observa-se uma vegetação de caatinga com árvores que são utilizadas largamente na medicina popular, porém, a presença maciça do homem tem sido um fator muito forte no processo de degradação.

Além de tudo isso, o rio dispõe de sua beleza nas flores, quênios, vales, grutas, cavernas e proporciona deliciosas caminhadas, banhos, pescarias, piqueniques e muito mais!


Nenhum comentário: