segunda-feira, 30 de abril de 2007

TEM + VEREDAS E + NOMES DE POÇOS !!!

POÇO DA LAPA
Esta vereda tem este nome por haver em seu paredão uma grande quantidade de fendas (lapas ou locas) que além de servir como moradia para os animais que ali vivem, emitem um som agradável quando entra em contato com a água que é trazida pelo vento em forma de pequenas marés.
Esta vereda, assim como o Paredão dos Tapuias e a Pedra Pintada, também habitou os índios Tapuias que viveram nessa região, pois há registros de suas pinturas nas pedras.
Obs: Veja na foto uma escavação em meio às raízes da gameleira. Dizem que uma pessoa depois de morrer, voltou a este plano para presentear alguém com um pote cheio de dinheiro. Gostou!!!

POÇO DO URUBU
Havia às margens desta vereda um "curtume", lugar onde era trabalhado couro de animais depois de abatidos. Este couro era usado na fabricação de sandálias, cintos,correias, etc.Com isso, os urubus buscavam este local em busca de alimentos, ou seja, restos de animais.
Com o passar do tempo, aquelas aves tomaram as pedras e árvores deste local como habitat. Foi aí que esta vereda passou a ser chamada de Poço do Urubu
Curiosidade: Pela manhã, os urubus saem em bandos em direção ao Oeste, retornando ao final da tarde e sempre sobrevoando o rio. Isso acontece todos os dias!

POÇO DO BARRÃO
Segundo informações de um dos donos da vereda, este nome é decorrente de um fato ali ocorrido.

Segundo ele, havia às margens desta vereda um caminho de porcos-do-mato, que ali vinham beber água. Um certo dia, um animal se perdeu da vara, ficando sozinho naquela vereda. A partir daquele dia, ninguém mais teve sossego. Todas as pessoas que tentavam ir à vereda tomava uma bela carreira do BARRÃO (porco).
Hoje, em uma de suas margens, há a presença do domínio do homem e do seu poder de destruir a natureza. (foto acima)


POÇO VERMELHO
Por muito tempo as águas desta vereda tiveram a cor avermelha e mais doce que as águas das demais o que levava as mulheres dos povoados mais próximos a virem lavar suas roupas aqui. Hoje em dia, não se percebe com tamanha nitidez, devido à intervenção do ser humano, pois foi construída uma pequena barragem, fazendo com que acumule bastante água, perdendo assim, sua cor de origem. Explicação para a cor, não se sabe!

Este poço também é reconhecido pela procura de suas águas pelos banhistas e farristas.





Nenhum comentário: